O Cartão Postal serve para enviar mensagens curtas sem a necessidade de usar envelope. Ou seja, é uma carta simplificada. Mas, como falar de cartão postal na era da internet? Das mensagens de textos, emails, facebook, twitter, whatsapp? Os próprios correios parecem coisa do passado (servem apenas para trazer as encomendas feitas na web, é claro!). Na França, porém, essa ideia é ainda um pouco diferente.
Exemplos de postais antigos e novos. Fotos: A La Carte Viagens. |
O primeiro cartão postal enviado na França foi em 1870. Passados mais de 140 anos, essa prática ainda continua existindo. Estima-se que por ano sejam enviados 600 milhões de cartões postais na França. Isso dá uma média de 10 cartões por pessoa. Claro que tem turistas que compram e enviam durante a viagem, mas não se surpreenda muito se, em uma viagem de férias com franceses você os encontrar frente às lojas de souvenirs (lembrancinhas) ou escolhendo em livrarias quais postais comprar. Mesmo os jovens que normalmente não acompanham as tradições, costumam enviar aos amigos.
Mais postais de todas as épocas. |
E quem não gosta de saber que foi lembrado em um momento especial da viagem de um familiar ou amigo? Os cartões podem até substituir as lembrancinhas na volta para casa (economiza e ainda sobra espaço nas bagagens). Em alguns lugares, os cartões são gratuitos (Igrejas, Museus). Em outros, os preços variam de 0,10€ até 4€. No site dos Correios Francês (La Poste) dá para fazer cartoes personalizados, é só enviar a imagem ou escolher no banco de dados e imprimir.
Na hora de enviá-los, para ganhar tempo, compre vários selos de vez e ao invés de ir aos Correios, deposite os cartões nas caixinhas amarelas espalhadas pelas cidades. Dá para depositar a qualquer hora e todos os dias as caixas são abertas.
Ah, em algumas cidades os Correios não funcionam o dia inteiro. Nas cidades maiores o funcionamento é manha e tarde, ja nas cidades pequenas normalmente até meio-dia.
Postais de colecionador no Norte da França. |
Dica da Vez:
No site: http://www.cartes-postales-france.com/ é possivel ver postais antigos de cidades francesas e comprá-los. Para quem faz coleção, em praticamente todas as cidades é possivel encontrar postais antigos nos mercados das pulgas (marchés aux puces) ou brechós (brocantes).
Allana Andrade Berthélemy
1 comentários :
Eu sou uma que adoro essa prática e troco muitos cartões postais... Também se costuma enviar cartões postais aos colegas (no endereço do trabalho) quando se está de férias.
Aderi totalmente!
Postar um comentário