Ah, Paris! O sonho de consumo de boa parte dos brasileiros, quer dizer, de grande parte do mundo. Mas o que encanta tanta gente nessa capital? Alguns consideram a capital do amor e romantismo, a cidade luz, outros vão atrás do luxo e glamour... Independente do pensamento, sim, Paris é belíssima, tem inúmeras opções de lazer, porém como é comum nas grandes cidades, ela possui alguns problemas. As opções são tantas, que as dicas serão divididas em duas partes!
A Praça do Tertre, lugar dos pintores (Arquivo pessoal)
Visitar o Sacré-Coeur que por sinal tem uma vista maravilhosa é quase uma obrigação, não apenas por estar nos roteiros de turismo estabelecidos nos guias, mas porque o lugar é maravilhoso, histórico, repleto de artistas que fazem lindos desenhos e retratos na Praça do Tertre. Se o clima estiver agradavel é possivel optar por passear pelas ruas e fazer belas fotos.
O Sacré-Coeur, igreja que domina Paris em cima da Butte-Montmartre (Arquivo pessoal)
Outro ponto que se tornou quase que obrigatório é a Avenida Champs-Elysée (conhecida pelas muitas lojas de marcas reconhecidas mundialmente) não propriamente para comprar, mas também para observar os preços exorbitantes e se surpreeender. O Arco do Triunfo, o Obelisco e vários prédios governamentais ficam próximos o que garante várias vistas em um passeio só.
O Arc de Triomphe,na avenida dos Champs-Elysées |
Notre-Dame de Paris. |
Passear pelas ruas de Paris, sem compromisso, é fantástico. A Torre Eiffel fornece uma vista surpreendente de parte da cidade, o que torna especial a ideia de ficar aproveitando de cima a paisagem: (se optar por subir as escadas é de graça), para quem prefere o elevador o preço fica em torno de 11 euros. Para que viaja com crianças, a opção de ir ao Parque Eurodisney pode ser ideal, em um dia é possivel visitar o parque e se divertir, mas sobre a Eurodisney vai um texto especial aqui.
O simbolo de Paris, a Torre Eiffel. |
Tem ainda a Igreja de Notre Dame e o bairro como um todo que é muito interessante. Ficar às margens do Sena, visitar o Panteão (local onde tem os restos mortais de artistas, autores, figuras importantes da história). Louis Braille, Voltaire, Alexandre Dumas, Emile Zola... Pode até parecer um pouco mórbido demais para alguns, mas quem é fã de algum famoso enterrado ali vai gostar de visitar.
Estatua e tumulo de Voltaire |
O coração de Leon Cambetta |
Diferente do que acontece com frequência no Brasil, na Europa a ideia de faça seu roteiro funciona muito bem. Tanto que se a viagem for em meses de fluxo intensivo de turistas, da para fugir um pouco deles e aproveitar bem o passeio. Como fazer isso? É simples, observe o fluxo de turistas, geralmente os guias, mapas e afins informam pela ordem: Arco do Triunfo, Champs-Elisée, Obelisco, Museu dos Inválidos, Torre Eiffel. Então às 10h da manhã o Arco do Triunfo está totalmente lotado.
Nesse caso, que tal ficar um passo à frente de todos os turistas? Comece pela metade das dicas indicadas nos guias. Ao invés de por exemplo fazer: Arco do Triunfo, Champs Elyseés e Torre Eiffel, troque a ordem. A forma mais econômica e até engraçada, é fazer o seu próprio roteiro usando mapas que podem ser encontrados nos numerosos 'Offices du Tourisme', que dão dicas aos turistas.
Detalhe para o tamanho da fila no Museu no Arco do Triunfo. Foto: Arquivo Pessoal. |
Nesse caso, que tal ficar um passo à frente de todos os turistas? Comece pela metade das dicas indicadas nos guias. Ao invés de por exemplo fazer: Arco do Triunfo, Champs Elyseés e Torre Eiffel, troque a ordem. A forma mais econômica e até engraçada, é fazer o seu próprio roteiro usando mapas que podem ser encontrados nos numerosos 'Offices du Tourisme', que dão dicas aos turistas.
Dica da Vez
Museu dos Inválidos. Foto Arquivo Pessoal O antigo Hospital dos Inválidos, que hoje é um museu, ou melhor a junção de cinco museus é a dica da vez. No museu das guerras, por exemplo, é possível encontrar os mais diversos equipamentos de guerra, réplica das vestimentas dos soldados, documentos históricos e uma infinidade de coleções (selos, tampas, fósforos)...No local também se encontra o caixão de Napoleão Bonaparte, o que atrai turistas de todos os lugares do mundo, um verdadeiro paraíso para quem é fascinado pelo tema.
Por Allana Andrade Berthélemy
Obs: Texto originalmente escrito em janeiro de 2012 no Por Aqui e Là-Bas, mas com alterações.
0 comentários :
Postar um comentário